Home » Circuitos » Como fazer um Intercomunicador usando Telefones Velhos

Como fazer um Intercomunicador usando Telefones Velhos

Eu sou um fanático por sucata, realmente aproveito quase tudo, desde resistores até dissipadores, todos os meus circuitos são construídos com pelo menos 90% de material reciclado. Para quem gosta de reaproveitar sucata, aqui está um artigo bem legal, ele é de um circuito bem simples que pode ser feito até por quem não tem conhecimento em eletrônica.

Este é um intercomunicador que usa telefones velhos, e um pequeno circuito para a alimentação que consiste em uma bateria 9 Volts e um resistor.  O circuito foi publicado no site makezine.com, seu criador é Jason Poel Smith um engenheiro americano.

Faça um Intercomunicador usando Telefones Velhos

Para esse  circuito você vai precisar de dois telefones com fio, uma bateria de 9 volts e um resistor de  300 ohm , caso não encontre, já que esse valor não é comercial, você pode usar um resistor de 270 ohms ou 330 ohms, eles  também vão funcionar sem problemas.

Um Projeto eletrônico de nível básico de construção

Realmente esse projeto eletrônico é de nível super básico, como ferramentas você vai precisar de um ferro de solda, mas se não tiver, não tem problema, dá para fazer sem mesmo ter um ferro de solda. Leia o artigo sobre emendas de fios, acho que vai ajudar bastante.

Uma rede telefônica é basicamente composta de apenas dois microfones, dois alto-falantes e uma fonte de energia como podemos ver na imagem abaixo. Mas neste projeto o criador reduziu o funcionamento de um telefone para os elementos básicos, com isso ele fez um intercomunicador. O aparelho de telefone comum contém o alto-falante e o microfone, tudo o que precisamos é adicionar a fonte de alimentação para construir o intercomunicador.
Intercomunicador
Uma linha telefônica trabalha com uma tensão em média de 48 Volts, mas o telefone com fio normal não exige muita tensão para funcionar, ele só precisa de cerca de 9 volts e  uma corrente de  menos de 30 mA. O circuito eletrônico deste intercomunicador é idêntico o circuito acima, com a diferença de ser acrescentado um resistor.

Circuito do Intercomunicador com telefones

A construção do intercomunicador é simples, primeiramente conecte um telefone ao outro através de um cabo comum de telefone. A maioria dos cabos telefônicos há um fio vermelho e um fio verde. Se o seu cabo tem quatro fios, provavelmente as cores vão ser vermelho, verde, preto e amarelo, você só precisa prestar atenção aos fios vermelho e verde. Precisamos conectar a nossa bateria e resistência, em qualquer um deles quer seja o fio vermelho ou o fio verde.

Na parte do cabo que você desejar faça uma abertura para acessar o fio (escolheremos ou o verde ou o vermelho), uma faca afiada ou mesmo um estilete pode ser usado para cortar a capa  e ter acesso aos fios, cinco centímetros já são o suficiente. Então depois de cortar a capa de isolamento de um lado para acessar os fios, vamos cortar o fio vermelho no meio e tirar parte da capa  isolante em cada extremidade como vemos abaixo.

intercomunicador com telefones fixos

É aqui que vai ligar a bateria e o resistor de 300 Ohms em série. Ligaremos  um ou outro no fio vermelho como vemos abaixo. É sempre uma boa idéia  testar o circuito antes de soldar os componentes. Para fazer isso, ligue todos os componentes, juntando e  torcendo as extremidades dos fios. Se posteriormente funcionar você pode até soldar.

Circuito do intercomunicador simples usando telefones
Circuito do intercomunicador simples usando telefones

O cabo telefônico é então conectado a ambos os telefones. A bateria é capaz de fornecer energia suficiente para energizar o alto-falante e microfone de ambos os telefones, isso permitirá que você use-os para conversações sem problema algum.

Para testar coloque os telefones em ambientes diferentes para melhor ter idéia da qualidade de áudio, se o som estiver baixo, tente usar um resistor de menor valor. O circuito original foi isolado com espaguete termo retrátil ou Termo-Retrátil. Além de ser melhor que a fita isolante é bem mais prático, depois de colocado nas emendas basta aquecer para que ele encolha e envolva a emenda. Você pode usar o ferro de solda ou um isqueiro para aquecelo até que fique bem apertada em torno dos fios das conexões.

Intercomunicador usando Telefones Velhos

Por este circuito ser simples existem inconvenientes, mas o pior problema com este projeto é que não há uma maneira de chamar o outro telefone, como acionar a campainha de telefone. Uma maneira de solucionar o problema é usar um cabo telefônico com quatro vias, assim você pode usar duas para o telefone e duas para acionar algum tipo de sinal sonoro ou sinalizador com LED do outro lado da linha.

A bateria de 9 volts tem uma vida de 20 a 30 horas de uso do interfone, mas como os telefones tem um pequeno consumo mesmo quando eles estão no gancho, a bateria não vai ter uma vida útil não tão longa. Existe a possibilidade de você usar um outro tipo de fonte, como um adaptador AC, inicialmente você pode tentar com uma fonte de tensão regulada de  6 volts para seu intercomunicador. Em seguida, aumente gradualmente a tensão até atingir o volume de som adequado em cada receptor. Não exceda a tensão de 12 volts, se acontecer isso há uma chance de que danifique os telefones.

Vídeo do Tutorial de como construir um intercomunicador usando telefones velhos

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]

Deixe uma resposta