LED – Cor x Temperatura X MCD

Este é mais um artigo que estou escrevendo para tirar as dúvidas de nossos amigos, muito se tem falado sobre LED, ai surge as expressões temperatura e MCD, mas o que é isso? Justamente neste artigo vou falar sobre a cor, temperatura e MCD dos LEDs. A iluminação usando a tecnologia LED oferece muitos benefícios e recursos, muitos dos benefícios são óbvios, como a redução de custos no consumo elétrico, maior vida útil e menor geração de calor entre outros.

A tendência é que nos próximos anos o custo do LED vai baixar ainda mais e com isso sera possível a substituição de todas as lâmpadas fluorecentes compactas ou LFC para as lâmpadas LED como já acontece nos automóveis “importados”. Todo sabemos que o LED é um diodo que tem a capacidade de emitir luz, mas algumas coisas ainda não estão bem claras, como por exemplo a questão da temperatura da cor, e é isso que veremos aqui neste artigo.

LED Alto brilho  e Cor

Como usar o Led como detector de Luz

Em muitos lugares onde se vende LEDs podemos ver expressões como:

LED Alto Brilho Branco
Tamanho: 5mm
Tensão:  3.3V
Corrente: 25 mA
Temperatura: 6500k
MCD: 20.000

É claro que podemos saber através do anúncio que é um Led de alto brilho de cor branca, com 5mm, tensão de 3,3 Volts e corrente de 25mA. Mas que diabos é essa temperatura e esse MCD? Esses realmente são dados importantes, você pode comprar um Led que não atenderam as suas expectativas se deixar de lados esses dois fatores, então vamos explicar o que são esses dois fatores.

“A luz branca” é comumente descrita por sua temperatura de cor e medir a tonalidade da luz “branca” começou no final de 1800, quando o físico britânico William Kelvin aquecendo um bloco de carbono, percebeu que ele mudava de cor, uma vez que aquecido, passava de um vermelho, através de vários tons de amarelo, até um branco azulado brilhante na sua mais alta temperatura.

A escala de medição para temperaturas de cor, que foi nomeado depois de Kelvin, como resultado de seu trabalho, baseou-se em graus célsius. No entanto, a escala Kelvin começa em “zero absoluto”, que é -273 ° C.

LED – Cor x Temperatura – Escala Kelvin

escala temperatura cor led
LED – Cor x Temperatura – Escala Kelvin

Quanto mais alta a temperatura da cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz, mas tenha em mente que quando falamos em luz quente ou fria, não estamos  falando de calor físico, mas sim da tonalidade de cor que ela irradia.

Por exemplo, um LED de  2.000 K é quente e tem uma tonalidade avermelhada  já um LED com 7.000 K tem tonalidade mais clara puxado para um azulado. Já quando falamos em temperatura de uma cor equivalente a luz natural  essa temperatura é de mais ou menos 5.600 K.

A escala de temperatura de Cor no LED

O termo usado em iluminação é a temperatura de cor correlata ou a sigla CCT. O CCT relaciona-se com a cor da luz produzida por uma fonte de iluminação, e utiliza a escala de medição de temperatura Kelvin, com a unidade SI de temperatura absoluta. Ela descreve a aparência de cor relativa de uma fonte de luz branca, indicando se parece mais amarelo ouro para uma cor quente ou mais azulada para uma cor fria, em termos da gama de tonalidades de branco disponíveis.

Cores led branco
Cores led branco

Para os que trabalham na área de eletrônica e tem afinidade com LEDs  já estão se familiarizaram com a ideia de um led branco ter uma gama de variações que vão do branco quente ao branco frio.  Então um LED de uma mesma cor branca pode variar muito, como você pode ver na imagem acima.

Abaixo uma tabela com a escala de conversão Kelvin para LED.

Tabela temperatura de cor LED
Tabela temperatura de cor LED

Lembre-se que temperatura especifica apenas a tonalidade da Luz, e não tem nada a ver com a  intensidade de luz ou Fluxo luminoso, este é medido em lúmens ou candela.

 O que é MCD de um LED ?

O MCD é uma medida de intensidade luminosa, a candela (ou vela), ela é definida a partir da potência irradiada por uma fonte luminosa em uma particular direção e o seu símbolo é CD, e o MCD expressa a miliCandela. Por exemplo um LED comum tem aproximadamente 30 MCD, um LED de alto brilho tem de 9000 a 20000 MCD( ou 20 CD) e uma lâmpada incandescente de 40 Watts tem 33 CD.

Conclusão

Agora que já aprendeu essas duas unidades de medida, o Kelvin e a Candela, você pode comprar um LED de acordo com suas necessidades, saber quem Led de alto Brilho brilha mais, ou com mais CDs e qual tem a cor mais adequada. O Led que descrevemos acima no inicio do artigo, tem uma temperatura de 6500k, então ele é um LED Branco de cor Fria, ele tem 20CD, uma boa intensidade de luz para um Led de alto brilho.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis

Deixe um comentário