Home » Tabelas e Gráficos » Lei de Ohm – Tabelas e Cálculos simples

Lei de Ohm – Tabelas e Cálculos simples

A Lei de Ohm, foi chamada assim em  homenagem ao criador da fórmula  Georg Simon Ohm. Existem a primeira e segunda lei de Ohm.  A primeira lei de Ohm se refere a resistência elétrica e a segunda lei de Ohm nos mostra os fatores que influenciam a resistência elétrica. Neste artigo vamos ficar no básico, sem ater muito aos  cálculos.

A fórmula dessa lei indica que a diferença de potencial (U) entre dois pontos de um condutor é proporcional à corrente elétrica (A).  Ou seja a Lei de Ohm  diz que : “A corrente elétrica (A) que flui através de qualquer condutor é diretamente proporcional à diferença de potencial entre os seus terminais”.Quando essa lei é verdadeira num determinado resistor, este denomina-se resistor ôhmico ou linear. A resistência de um dispositivo condutor é dada pela fórmula:

 

R = V / I ou V = R . I ou I = V / R 

Sendo que
V é a  tensão medida em volt (V)
I é a intensidade da corrente elétrica medida em ampère (A)
R é a resistência elétrica medida em ohm (Ω).

 

A Lei de Ohm

volt(V)/ampere(A)=ohm(Ω)

A tabelinha abaixo pode explicar melhor essa relação e a facilidade dos cálculos da lei de Ohm

lei de ohm

Chulamente falando, a lei de Ohms é explicada de diversas maneiras uma dela é na figura abaixo:

lei de ohms

Através da lei de Ohm é possível saber a tensão tendo apenas a corrente e resistência, saber a resistência tendo apenas a tensão  e a corrente, e saber a corrente tendo apenas a tensão e a resistência.

 Lei de Ohm e a Potência elétrica

Watts – Ampere – Volts – Ohms

lei de ohm

 

 

I = Amperes,  W= Watts,  E = Volts  e R = Ohms

Na tabela acima,  acrescentamos mais um item, a potência elétrica que é medida em Watts. Mas não se apavore!  É fácil igual ao de 3 itens como podemos ver na tabela acima. A potência é tão usada quanto o ampere, tensão e resistência. A potência é um conceito que sempre ligamos à ideia de força,  som, calor, luz e até consumo de energia.

 Lei de Ohm na Prática

Acho que um dos cálculos mais famosos é a da corrente elétrica do chuveiro, sabendo-se que o chuveiro tem 4400 Watts e a sua tensão é de 220 Volts qual seria sua corrente e resistência. Fácil né? Segundo a nossa tabelinha:

W/V=A então 4400/220= 20 

Então sabemos que o chuveiro tem uma corrente de 20 Ampere! Mas e a resistência?

V/A= Ω  então 220/20 = 11 

Então sabemos que o chuveiro tem uma resistência de 11 Ohms! Viu como é fácil, a partir de duas informações podemos chegar as quatro informações principais  Watts,  Amperes , Volts  e Ohms.

 

Lei de Ohm – Cálculo online

Como a lei de ohm faz parte da física, e quando falamos em física sempre nos vem a cabeça cálculos medonhos. Mas para facilitar a nossa vida, eu disponibilizei uma calculadora online para a lei de Ohm. Para usar a calculadora basta entrar com pelo menos dois valores para calcular os demais valores. Apos inserir os valores, clique em CALCULAR LEI DE OHM 

Calculadora online para Lei de Ohm .

Segunda lei de Ohm

A segunda lei de Ohm se refere a resistência elétrica do ponto de vista dos elementos que têm influência sobre ela. Por esse estudo, ele concluiu que a resistência elétrica de um condutor depende fundamentalmente de quatro fatores:

  • O material do qual o condutor é feito;
  • O comprimento do condutor;
  • A. área de sua seção transversal;
  • A temperatura no condutor.

Conclusão

Basicamente é isso, a lei de Ohm é bem simples,  apenas nos atemos ao mais importante,  que é o que nos interessa  e vamos usar com hobbystas e técnicos. lol

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]

Comentários