Home » Componentes » Mica – Isolador Eletrico e Condutor Térmico

Mica – Isolador Eletrico e Condutor Térmico

Existe algumas palavras e componentes na eletrônica que soam como algo de outro mundo para os iniciantes, uma delas vou falar hoje, ela é a Mica! Não tem nada a ver com micareta ou com algum macaco pequeno, mica nada mais é que um material termoelétrico que tem a propriedade de condução térmica e isolação elétrica.

Embora atualmente já seja mais usados isoladores de outros materiais, como os plásticos e borrachas que são mais facies de trabalhar, bem mais baratos e flexíveis, a mica ainda pode ser encontrada em muitos equipamentos eletrônicos.

O que é Mica ?

A mica é o nome popular de uma série de minerais, mais de 37 minerais, que são encontrados na natureza, pertencentes a família dos silicatos monoclínicos e têm uma textura em camadas laminar.

mica
Mica natural – epod.usra.edu

A mica foi amplamente usada nas áreas de mecânica, elétrica e eletrônica, além das suas propriedades elétricas e térmicas, as mecânicas também são bem apreciadas, que permitem que a mica  seja cortado, perfurada e estampada.

Os antigos ferros de solda tinham sua resistência elétrica enroladas em camadas de mica para evitar o curto (isolar eletricamente) mas sem causar perda de calor.

A mica era usada entre o transistor e o dissipador de calor, assim evita curto e conduzia o calor do transistor para o dissipador.

isolador mica

Capacitor de Mica e Mica Prata

Alguns capacitores são construídos usando isoladores de mica, outros além da mica usam prata como  dielétrico para uma melhor precisão. Os capacitores de mica e de mica prateada são uma classe de capacitores fixos utilizados em circuitos que precisem de uma boa precisão e também em circuitos de rádio frequência.

capacitor mica prata

 

capacitor mica rf

A mica foi munto usada no lugar do vidro, pois era menos propensa a quebrar quando exposto a radientes de temperaturas extremas como fornos.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]