Home » Tabelas e Gráficos » O que é EMF

O que é EMF

EMF significa campo eletromagnético, que são muitas vezes chamados de CEM,  as forças elétricas e magnéticas invisíveis. CEM são um tipo de radiação, que tomam a forma de ondas.

Tipos de Energias Eletromagnéticas

CEM Naturais

A terra produz um campo eletromagnético,  o corpo humano também o produz, esses campos são de frequências extremamente baixas conhecidas com  ELF. Na verdade, a investigação científica tem demonstrado que cada célula do  corpo pode ter sua própria EMF, ajudando a regular as funções importantes e mantê-lo saudável. Essa CEM naturais são de baixas intensidade;  por exemplo, o corpo humano saudável ressoa com o campo magnético da Terra em torno de 10 hertz.

CEM artificiais

Os CEM artificiais são os EMF provenientes de tecnologias humanas, seja de um telefone celular, secador de cabelo, computadores, etc.  Estes campos eletromagnéticos fortes, como os de transmissores e de alta tensão podem  perturbar o campo energético natural do corpo humano, podendo acarretar doenças a curto , médio e longo prazo. Segundo pesquisas recentes nós estamos sendo expostos a 100 milhões de vezes mais radiação EMF artificial do que nossos avós eram expostos em sua época, e essa exposição cresce a cada ano.

Existem dois tipos de campos eletromagnéticos (EMF), o campo elétrico e um campo magnético.

O campo elétrico

Criado por cargas elétricas, ou tensão sempre quando um aparelho é ligado (ou mesmo desligado). Pode ser blindado ou bloqueado por carcaças de metal e outras barreiras metálicas, ele é medido em unidades de hertz

O campo magnético

Criado quando cargas elétricas se movem (corrente elétrica), só quando o aparelho estiver em funcionamento ou seja quando a corrente elétrica estiver fluindo. O campo magnético é difícil de ser blindado, pois pode penetrar aço, concreto e o corpo humano, usando como por exemplo o raios-x.

Gaussmeter

Gauss, ele é uma unidade de medição da intensidade de campo magnético, um miligaussmeter, gaussmeter ou teslameter é o que o medidor de eletromagnetismo mede,ou seja,  a força dos campos magnéticos. Os gaussmeters permitem a medida da densidade de fluxo magnético que atravessa uma seção transversal ao ar livre. As unidades podem ser de Gauss (G) ou miliGauss (mG), que é um milésimo de Gauss.

O espectro eletromagnético

Espectro Eletromagnético
Espectro Eletromagnético – Villate, Jaime E. Faculdade de Engenharia – Universidade do Porto

espectro eletromagnético (EM) é o nome científico para os tipos de radiação de fótons. A radiação eletromagnética é composta por fótons (partículas de luz) que viajam em um padrão ondulado na velocidade da luz. A quantidade de energia encontrada nestes fotões forma os vários tipos de radiação electromagnética no espectro expressa em termos de energia, ou comprimento de onda da frequência.

A frequência é medida em ciclos por segundo (o que é chamado um Hertz), comprimento de onda é medido em metros e a energia é medida em eletrões-volt. A força de uma EMF depende do seu comprimento de onda e da frequência. Um maior número de ondas com comprimentos de onda mais curtas criam mais energia à medida que subimos o espectro.

Veja um Circuito de um medidor de EMF

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]