Home » Circuitos » O Rádio dos Espíritos de Nikola Tesla

O Rádio dos Espíritos de Nikola Tesla

Nikola Tesla era brilhante, um dos maiores inventores e sem dúvida o pai da eletrônica, um futurista que imaginava um mundo Wifi onde até a eletricidade era transmitida sem fio.

Mas mesmo Tesla tinha seus momentos de ” espiritualidade eletrônica “, uma de  suas mancadas era acreditar que através do rádio seria capaz de entrar em contato com os mortos. Um especie de Chico Xavier eletrônico.

Tesla disse: As minhas primeiras observações aterrorizava-me, quando eu estava sozinho em meu laboratório à noite, porque era presente nelas algo misterioso, se não sobrenatural .

Um de seus projetos mais estranho foi o Spirit Radio ou em português, rádio dos espíritos. Como todo projeto antigo, o rádio dos espíritos de Tesla  teve que receber uma tradução para os componentes atuais, acredito que na maioria dos projetos o circuito tende a melhorar, já que na época todos os componentes tinham que ser construídos pelo próprio Tesla.

 Rádio dos Espíritos de Tesla

O rádio dos espíritos de Nikola Tesla é bem diferente do circuito do Diodo de Raudive que é sim um rádio  para comunicação espiritual, o rádio de espíritos de Tesla é na verdade uma máquina de sons, no qual esses sons são produzidos quando o rádio capta luz ou um campo eletromagnético que está ao seu redor.

É claro que a ideia inicial de Tesla era fazer contatos com mortos ou alguma entidade sobrenatural, mas o que ele conseguiu não foi isso, foi uma de suas frustrações, Tesla  então passou a pesquisar em outras áreas, como a captação de energia ou energia livre entre outras.

O rádio descrito aqui está no site Instructables.com,  o circuito é simples, abaixo o esquema do rádio dos espíritos, os componentes mais crítico são as bobinas L1, L2 e L3.

L1 é feita em um ferrite de rádio AM, são 75 espiras de fio fino de cobre esmaltado ou fio Litz, pode ser usado o fio da própria bobina.

Rádio de espiritos de Tesla
Circuito do Rádio de espíritos de Tesla

L2 são 10 espiras de fio de cobre esmaltado de 20 a 22 AWG sobre L1, L3 é opcional, a bobina é igual a L2. As antenas são do tipo espiral, feitas com fio de cobre 14 ou 12 AWG com 18 cm de comprimento do fio (foto abaixo) .

radio dos espiritos tesla

Lista de componentes do rádio dos espíritos

R1 – Resistor  47k Ohm x 1/8 Watts
C1 – Capacitor Variável 60 a 160 pF
C2 – Capacitor  1nf  disco
L1 – Antena de ferrite Loopstick 680 uH (rádio AM) veja foto abaixo
D1 – Diodo de Germânio 1N60 ou equivalente

radio dos espiritos de tesla

Para a construção você vai precisar de um pote de vidro com boca grande, uma tampa com a parte de cima feita de policarbonato, além de fios, pinos bananas, etc..

Rádio dos Espíritos
Rádio dos Espíritos – Foto

O circuito deve ser montado em um pote de vidro totalmente transparente para o diodo receber luz e o circuito gerar o efeito de som a partir da luz e RF.

A saída do rádio é ligada a entrada de microfone de um computador, o programa de áudio usado é o Hyjack Pro (Mac), esse programa vai dar uma enfáse aos grandes efeitos de som em tempo real do rádio dos espíritos.

Caso você tenha em seu PC  (como eu) o windows, o indicado é o Audio Editor 2015 que é grátis, mas acredito que outros editores de áudio com efeitos podem ser usados sem problema.

O Rádio dos Espíritos de Nikola Tesla nada mais é que um rádio de cristal ( galena ), tem um circuito LC  (indutor / capacitor) que faz a sintonia, ele é capaz de captar fortes sinais de rádio AM principalmente se estiver em grandes centros.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]