Home » Curso » Painéis Solares – Efeito Sombra ou Sombreado

Painéis Solares – Efeito Sombra ou Sombreado

Cada vez mais os painéis solares estão sendo usados, isso se deve ao aumento do KWH da eletricidade domiciliar e a redução dos preços dos painéis. Mesmo com seu assim o preço de uma placa solar é alto, mas em poucos anos ela já paga o investimento e com a vantagem de ter uma vida útil superior a 25 anos.

A montagem de um sistema de painéis solares para fornecimento de energia é simples, mas requer alguns cuidados especiais para não danificar as placas fotovoltaicas e outros itens do sistema. Vou começar uma série de artigos sobre Painéis Solares e o primeiro destes artigos, vou falar do Efeito  Sombra.

Antes de começar a instalação de um sistema com painel solar, devemos conhecer o funcionamento deste dispositivo. Um painel solar é geralmente formado por várias células solares ou células fotovoltaicas. Essa células solares é que convertem a luz do Sol em energia e dependendo de sua configuração dentro de um painel solar é que dá a sua tensão e corrente.

Efeito Sombra no Painel Solar

O sistema de energia com células solares necessita para seu funcionamento pleno de uma boa fonte constante de luz. O painel solar é afetado por sombras, mas as sombras podem ser benéficas ou prejudiciais ao sistema, como veremos abaixo.

painel solar

Perda e Baixa geração de energia de Painéis Solares

Suponhamos que você instala um painel solar, e uma arvore faz sombra durante um certo período do dia. Algumas das células do painel solar vão ser afetadas pela sombra. Mesmo com sol forte, essas células causam uma queda significativa, tornando o painel inoperante durante a sombra para um sistema de carregamento de bateria por exemplo.

Caso o painel solar receba luz desigualmente em sua superfície, as células podem ser danificadas, isso a médio e longo prazo. Uma célula sem luz pode bloquear a corrente em todas as outras células, além de provocar um aumento de temperatura devido ao aumento da resistência interna da célula, como consequência em alguns casos até a queima da célula.

Resfriamento dos Painéis Solares

Em contra ponto, se o painel solar recebe iluminação suficiente mesmo em sombra total, acontece o  efeito de resfriamento. Na sombra, o painel solar fica com uma temperatura mais branda, resultando em menor desgaste. A sombra, só que  com alta iluminação é muito bom para o painel solar.

Painéis solares resistentes ao Efeito Sombra

As novas gerações de painéis solares são resistentes ao efeito sombra, isso é ótimo, principal mete para quem não tem espaço ou tem que se locomover com o sistema de painéis solares como campistas, motor homes e trailers. No próximo artigo vamos falar na montagem dos painéis solares e diodos de proteção.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]