Home » Circuitos » Programador PIC Simples

Programador PIC Simples

Programador PIC caseiro

 

Esse é o programador de PIC mais simples e funcional que conheço, eu mesmo usei durante anos sem problema algum. Um gravador fácil de construir e com alguns poucos componentes, ideal para você gravar suas PIC’s rapidamente e com segurança. Este programador é chamado de ProgPic, mas é bem parecido com versões como o COM84 e JDM. O programador ProgPic funciona com diversos programas, desde que tenham o modo JDM.

A conexão com o computador é feita através da porta serial, mas pode-se usar um conversor Serial x USB, que o programador vai rodar sem erros, veja no final do artigo o conversor. As PICs 16C84 e 16F84 foram testadas sem problema, mas ele é capaz de gravar quase todas as PIC’s da família 16F e 18F da Microchip.

 

pinagem do PIC 16f84

Pinos PIC 16F84

Abaixo está um diagrama mostrando as pinagens do Microcontrolador PIC 16F84 . Vamos passar por cada pino, explicando para que cada um é utilizado.

 

RA0 a RA4

Essas são  portas  bidirecionais,  ou seja, elas podem ser configurado como uma entrada ou uma saída. O número que se segue a RA é o número de bits (0 a 4). Então, nós temos uma porta direcional 5 bits onde cada bit pode ser configurado como entrada ou saída.

RB0 a RB7

RB é uma segunda porta bidirecional. Ele se comporta exatamente da mesma maneira como as portas RA, exceto há 8.

VSS e VDD

Estes são os pinos de alimentação. VDD é a alimentação positiva, e VSS é a alimentação negativa, ou 0V. A tensão máxima de alimentação que você pode usar na PIC é 6 Volts, e a mínimo é 2 Volts.

OSC1/CLK /OSC2/CLKOUT

Estes pinos são do clock externo.

MCLR

Este pino é usado para apagar as posições de memória dentro do PIC (ou seja, quando queremos re-programa-lo. Já no uso normal, é conectado com a alimentação positiva.

INT

Esse é um pino de entrada, que pode ser monitorizada. Se o pino estiver HI, podemos fazer com que o programa seja reiniciado.

T0CK1

Esta é uma outra entrada de clock, que opera um timer interno. Atua em separado do clock principal.

 

Programador PIC Simples e eficiente – ProgPic

 

Lista de Componentes do Programador ProgPic:

C1 capacitor Eletrolítico 100uF x 25 Volts
D1 Zener 5V1
D2 Diodo 1N4148
R1 e R3 2K2 1/4 ou 1/8 de Watts
R2 22K 1/4 ou 1/8 de Watts
R4 10K 1/4 ou 1/8 de Watts
RS1 Conector  DB9RM

 

Programador PIC caseiro esquema

Esquema do circuito do Programador PIC

Programador PIC caseiro pci

Placa de Circuito Impresso tamanho real

Programador PIC caseiro pcb

Placa de Circuito Impresso e componentes.

Ligação:

Os pinos DB9F apenas 3 destes têm fios ligados:

DB9F Pino 3,(TXD) – R3 e R4 – PIC pino 4 (MCLR)
DB9F Pino 4 (DTR) -R1 –  PIC  pino 13 (RB7)
DB9F Pino 5 (GND)  PIC pino 5 (Vss) TERRA
DB9F pino 7 (RTS) – R2- PIC pino 12 (RB6)
DB9F pino 8 (CTS) – DIRETO – PIC 13 (RB7)

 

E se eu não tiver porta Serial em meu PC, notebook ou tablet?

Fácil! Por menos de R$20,00 você  compra um conversor USB para Serial RS232, que é um conversor para conexão de dispositivos seriais RS232, que pode ser DB9 (9 pinos) ou DB25 (25 pinos) em portas USB. O Conversor USB para Serial é a mais rápida solução para utilização de periféricos com porta serial.

 

conversor USB X SERIAL

 

Importante!

Um aviso para quem quer montar esse programador de PIC é que,  ele é simples, por esse motivo tem limitações, você pode ter problemas no funcionamento ou mesmo não funcionar em alguns computadores ou portas seriais de laptop.

Outro problema é que para entrar no modo de programação de alta tensão para os PICs como  18F2550, por exemplo,  é necessário entre 9 e 13 Volts no pino MCLR.

Caso o programador seja utilizado no modo “In-Circuit Serial Programming” (ICSP () em circuítos que tenham um consumo de corrente maior que 50mA, É melhor usar uma fonte externa de  5 Volts.

O Programa pra Gravar PIC

ic_prog

o Software para ser usado nesse programador. é recomendado o IC- Prog ,mas o  programas WinPic800  pode ser usado sem problema.  Lembrando que se deve configurar no modo JDM.

[Página com circuito original] Link quebrado!

 

PIC-Programmer 2

PIC-Programmer 2

 

 

Este é um dos mais famosos programadores,o JDM  utiliza  porta  RS-232 e é  compatível com as famílias:  PIC12C5XX, 12C67X, 24CXX, 16C55X, 16C61, 16C62X, 16C71, 16C71X, 16C8X, 16F8X e ISO-CARD’s em ASF.. via

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]