Home » Circuitos » Regulador de Corrente para Led de Alto Brilho 1 Watt Estrela – Driver para LED

Regulador de Corrente para Led de Alto Brilho 1 Watt Estrela – Driver para LED

Muitas vezes estamos procurando maneiras de facilitar nossas vidas, na eletrônica não é diferente, principalmente os hobbystas e os preguiçosos que não querem ficar fazendo cálculos, acabam  procuram soluções mais práticas e talvez até mais eficientes.

Isso é o que acontece nesse circuito, ele é um regulador de corrente bem simples, que foi usado em um LEDs de alto brilho, no caso o Luxeon Star pelo seu criador. A ideia básica é muito semelhante ao que Philips usa com os drivers Xitanium para para LEDs. É um driver regulador,com um  sistema resistivo de tensão regulável. Um driver para Leds  barato,  otimizado e eficiente.

Regulador para Led de Alto Brilho 1 Watt

O circuito possui muitas restrições, ele  não é  indicado para ser usado em uma lanterna ou outra utilização em circuitos com restrições de energia. Mas existem milhares de aplicações onde ele pode ser usado sem problemas e que com certeza vai substituir os drivers comerciais.

O coração desse driver regulador para Leds é  um circuito integrado regulador de tensão ajustável LM317T que pode fornecer correntes de quase 1 ampere com segurança. Sendo assim ele pode ser usado sem problema com um fonte de corrente constante e segura para um LEd Luxeon Star . O circuito em si é bastante simples, já vimos aqui mesmo vários circuitos de carregadores de bateria com basicamente a mesma configuração.

O funcionamento do Regulador de Corrente para Led de Alto Brilho 1 Watt  é simples

O  LM317 é usado como uma fonte de tensão de  1.25V, onde o pino 2 (V out ) está com 1.25V em relação ao pino 1 (ADJ). O resistor 3.9 ohm vai configurar a corrente para 320 mA . o Calculo é simples  I = 1.25V / 3.9ohms = 320 mA.

É recomendável uma resistência com uma potencia de 1/2W  no caso de uma saída de 320 mA. Potência dissipada no regulador estará dependente do valor de V , você deve ficar ciente de que um dissipador de calor provavelmente será necessário para resfriar o regulador, dependendo da sua entrada e de tensões de carga.

Um fator importante é a queda de tensão através da carga, que  tem de ser inferior a V , em menos de cerca de três volts. A queda de três volts é normal nos  circuitos reguladores,  na prática esse projeto é perfeitamente adequado para usar vários LEDs Luxeon star em série, desde que você forneça uma tensão de entrada DC alta o suficiente para superar a queda de tensão direta  de 3 volts do circuito do driver .

Um exemplo é se você usar  4 LEDs , a tensão cumulativa é 4 * 3.65V = 14.6V. Aumente  3V que é a perda do driver e a tensão de alimentação mínima tem que ser de 17.6V. O LM317T é capaz de aceitar uma tensão de alimentação máxima de até 35V, baseado nisso o driver poderia suportar até 8 Leds Luxeon em série. Para quem procura um driver de Leds barato esse é uma saída viável.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]