Home » Circuitos » Relé com retardo Temporizado

Relé com retardo Temporizado

Aqui mesmo no site já vimos um relé com retardo no artigo Circuito de Atraso de Tempo para Relé – Time Delay Relay. Estes circuitos nada mais são que um relé comum, só que com um circuito mecânico ou eletrônico de temporizador.

Neste artigo vamos ver mais um relé de atraso, só que bem simples e usa apenas um circuito integrado. Aproveite e conheça um pouco mais sobre relé neste artigo: Relé DPDT SPDT .

Relé com retardo eletrônico Temporizado

O Relé com retardo

O relé com retardo ou relé de atraso quando ativado pressionando um botão (S1), irá acionar uma carga depois de um determinado período de tempo selecionado pelo utilizador.

Este relé com retardo tem como componente principal o circuito integrado 4011,  que é um circuito integrado com tecnologia CMOS com quatro portas NAND.

Para ajustar o tempo de acordo com seu as suas necessidades basta simplesmente mudar o valor do resistor R1 e / ou o capacitor C1.

A capacidade atual de controle do circuito só é limitada pelo tipo de relé de você decidir usar.

pinagem CMOS 4011
Pinagem CMOS 4011

Lista de componentes de relé com retardo eletrônico

C1 Veja texto
R1 Veja texto
D1 diodo 1N914
U1 4011
K1  Relé de 6 Volts
S1 Chave Normalmente Aberta

O relés de tempo

Para calcular o atraso de tempo do circuito, utilize a equação R1 * C1 * 0,85 = t, em que R1 é o valor do resistor R1 em Ohms, C1 é o valor do capacitor  C1 em uF, e t é o tempo de atraso em segundos.

S1 pode ser substituído por um transistor NPN de modo que o circuito pode ser armado por um computador, telefone celular, circuitos TTL, etc.

O relé com retardo pode ter modificações, como a troca do relé de 6 Volts por um de 12 Volts, bastando alterar a alimentação do circuito ou acrescentando um transistor para acionar o relé.

Este sistema de automação de relé eletrônico é simples e bem eficiente, pode ser usado em robôs, na domótica, etc.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]