Home » Circuitos » Sensor de Proximidade Simples

Sensor de Proximidade Simples

Um sensor de proximidade é um sensor que tem a capacidade de detectar a presença de objetos próximos, sem qualquer contacto físico. Um sensor de proximidade, pode emitir ondas eletromagnética ou um feixe de radiação, que pode ser infravermelho, no nosso caso, por exemplo, e procura por mudanças no campo do sinal de retorno.

O objeto a ser detectado é frequentemente referido como o alvo do sensor de proximidade. Diferentes tipos de alvos exigem diferentes sensores. Por exemplo, um sensor capacitivo ou  fotoelétrico pode ser adequado para um alvo de plástico, já um sensor indutivo de proximidade requer um alvo metálico.

A distância máxima que este sensor pode detectar é definido pelo  “alcance nominal”. Alguns sensores têm ajustes da faixa nominal ou meios para relatar uma distância de detecção graduada.

Esse sensor de proximidade apresentado aqui é  bem simples e utiliza um sensor de IR (infravermelho) e um fototransistor. Dependendo da quantidade de luz refletida de volta para o fototransistor, ele detecta o objeto a frente. Diferentes cores refletem a luz de forma diferente, que varia a tensão fornecida ao fototransistor.

Sensor de Proximidade Simples
Sensor de Proximidade Simples – Via

Os benefícios deste sensor é que ele é facilmente construído e os componentes necessários são razoavelmente baratos e facilmente obtidos, principalmente em sucatas. Esse circuito tem centenas de utilidades é ideal na construção de um pequeno robô, sensores para Arduino, Alarmes, domótica, automatizar equipamentos, interruptor  especiais, etc.

Lista de Componentes do Sensor de Proximidade Simples:

1 Fototransistor sensível infravermelho
1 resistor 10K Ohms 1/8 Watts
1 LED diodo emissor de luz infravermelho
1 resistor 270 Ohms 1/8 Watts

Sensor de Proximidade para Arduino

Para melhorar o circuito e utilizar no Arduino, você pode adicionar um processamento de sinal com um amplificador operacional LM741 e um trimpot de 10 K Ohms. Essa modificação é também simples como você pode ver na imagem abaixo.

Esta configuração torna o amplificador operacional  um comparador de tensão ajustável TTL. O potenciômetro ajusta a tensão de referência para o sensor. Então, sempre que o sinal do sensor cair abaixo desta tensão de referência a saída é HI (5 Volts).

LM741
LM741

Caso você queira inverter a saída de HI para LO quando o sensor detectar algo,  inverta os pinos de entrada do amplificador operacional.

sensor de proximidade
Sensor de proximidade utilizando amplificador operacional

Alguns ajustes na posição e angulo dos sensores podem aumentar ou diminuir a distância de detecção do sensor de Proximidade.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]