Home » Circuitos » Sistema de Iluminação móvel com LEDs para bancada

Sistema de Iluminação móvel com LEDs para bancada

Por mais que uma bancada é iluminada (e tem que ser), as vezes pegamos alguns aparelhos em caixa onde o acesso é muito difícil e a iluminação não chega.

Uma bancada mal iluminada ou um ponto de placa sem iluminação pode fazer você deixar de ver os defeitos ou problemas de um equipamento, como soldas frias, trilhas quebradas e até resistores, transistores e outros componentes queimados.

A solução para este inconveniente é a construção de um sistema de iluminação móvel com LEDs para bancada, traduzindo, uma lanterna de mão, que vai trazer mais agilidade e iluminar locais de difícil acesso.

Lanterna para bancada de Eletrônica

lâmpada de inspeção de bancada

Aqui está uma lanterna que foi desenvolvida para a bancada de eletrônica, ela é uma unidade de iluminação muito útil para bancada tanto para hobbistas quanto para técnicos de eletrônica.

O projeto da lanterna é de uma lâmpada portátil de inspeção, o circuito  consiste em um regulador de tensão e um LED branco de alto brilho de 5 milímetros.

Ela pode funcionar com qualquer tensão entre 9 Volts a 18 Volts e com uma consumo baixíssimo de corrente.

lâmpada de inspeção de bancada

A lanterna Led usa um circuito integrado regulador variável de tensão LM317 para regular a tensão e limitar a corrente do Led.

A lanterna para bancada pode ser construída dentro de um tubo de PVC de 1/2 polegada, ou mesmo você pode colocar o led dentro de um pedaço de caneta esferográfica (isso evita quebrar os terminais do LED) com uma pequena extensão de fios para facilitar ainda mais a entrada em locais difíceis.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]