Home » Ferramentas » Sugador de solda

Sugador de solda

Existem diversas ferramentas de eletrônica que são sempre lembradas, como alicates, chaves, ferro de solda, multimetro, fontes, mas existe uma ferramenta que sempre esquecemos, uma delas vamos falar  neste artigo.

O sugador de solda é uma ferramenta indispensável na bancada, a sua função é sugar o excesso de solda, como por exemplo durante o processo de dessoldagem de um componente eletrônico que está soldado em uma placa de circuito impresso.

Ela ajuda a retirar a solda de um componente em uma placa através da sucção da solda depois que o ferro de solda tornou a solda liquida. Ao sugar a solda o componente fica livre e pode ser retirado sem ser danificado.

Usando o sugador você diminui o tempo na retirada do componente e com isso preserva as trilhas de cobre da placa de circuito impresso. Mesmo que seja um resistor e você o retire apenas segurando e puxando pelos terminais, ao sair a solda vai obstruir o orifício, dificultando a colocação de outro componente. Com o auxílio do sugador você vai remover com facilidade a solda, deixando os orifícios livres.

Sugador de solda

O sugador de solda tem o formato de uma caneta, porem da grossura de um cabo de vassoura, seu corpo geralmente é feito de metal para suportar as altas temperaturas da solda quente.

De um lado do sugador tem um  bico fino  e curto de plastico onde é sugado a solda,  do outro lado um um gatilho para armar o sugador e um botão para disparar o sugador.

O sugador de solda tem um formato anatômico e tal maneira que você pode armar e disparar o sugador com apenas uma das mãos.

Funcionamento do Sugador de solda

sugador de solda

O funcionamento do sugador de solda é simples e totalmente mecânico, para usar basta pressionar o batilho com o polegar, com a outra mão usando o ferro de solda aqueça e derreta a solda a ser retirada (sugada), aproxime rapidamente o sugador da solda quente e da ponta do ferro de solda, e com o mesmo polegar dispare o sugador, uma forte mola e um embolo  ao serem acionadas formam um vácuo no interior do sugador fazendo com que ele sugue para seu interior a solda ainda quente (veja Como usar um sugador de solda – Dessoldagem abaixo).

Durante o trabalho o reservatório de soldas dentro do corpo do sugador de solda deve ser esvaziado para evitar desgaste prematuro e facilitar o funcionamento do equipamento.

Para o processo de esvaziamento, lubrificação e limpeza do sugador de solda teremos que abrir o mesmo, isso é um trabalho simples, basta girar a parte suporte do lado do bico, cuidado com a mola.

sugador de solda desmontado

A  lubrificação e limpeza do sugador de solda é bem simples, a lubrificação deve ser feita com grafite em pó na parte interna e no êmbolo (pistão), durante a limpeza deve-se retirar todo excesso de solda, com um pano limpo.

Cuidado  principalmente com a borracha do êmbolo,  ela deve deslizar suavemente sem problema.

Proteja o sugador de solda

Não basta manter o sugador de solda lubrificado e limpo, temos que proteger, a parte mais problemática e que com certeza vai desgastar mais rápido é a ponta de plástico do sugador.

Para evitar o desgaste tem que se usar um protetor para sua ponta, este protetor é vendido separadamente do sugador e é chamado de de camisinha para sugador (foto abaixo).

camisinha de sugador

A vantagem da camisinha de sugador além de proteger e isolar o bico do sugador das altas temperaturas da solda e da ponta do ferro de solda, ele se amolda a superfície de trabalho pelo motivo da ponta ser construída de borracha e não de plástico, que é o caso do bico original do sugador.

Como usar um sugador de solda – Dessoldagem

dessoldando com o sugador de solda

A – Derreta a solda encostando a ponta do ferro na solda, para ajudar na dessoldagem coloque um pouco mais de solda ou fluxo de solda no ponto junto ao terminal do componente a ser dessoldado.

B – Quando a solda estiver derretida prepare o sugador.

C – Com o sugador na outra mão empurre o gatilho até que trave e não volte, aproxime a ponta em cima da solda na posição vertical, sem retirar o ferro de solda para que não esfrie.

D – Aperte o botão de acionamento segurando o sugador de solda firmemente, o êmbolo rapidamente vai subir gerando um vácuo que vai sugar a solda quente.

E – Rapidamente retire o sugador e o ferro de solda do ponto a ser dessoldado, observe se o terminal do componente está solto e livre de solda,  caso ainda não esteja solto repita a operação desde o início, caso esteja solto prossiga.

F –Com o auxílio de uma chave tente retirar o componente, empurrando o terminal para baixo ou colocando-a entre a placa e o componente fazendo uma alavanca. Trabalhe bem levemente para não danificar a placa ou o componente.

Qual sugador de solda comprar?

Existem vários tipos de sugadores de solda, vai desde sopradores, tem o elétrico que tem seu próprio ferro de solda em forma de revólver, com uma ponta com um orifício para sugar a solda por meio de uma bomba á vácuo, até o sugador de êmbolo, que é o mais usado que foi apresentado aqui.

Existem vários sugadores de solda de êmbolo no mercado, com uma infinidade de preços, que podem variar de R$ 8,00 a R$ 80,00. A compra do sugador de solda depende do usuário, mas se você pretende mesmo avançar na eletrônica eu recomendo os sugadores metálicos, eles são mais robustos e por esse motivo são mais duráveis e eficientes. 

Um de meus sugadores tem mais de 10 anos de uso continuo e ainda está como novo, então o custo beneficio é alto, e o preço compensa.

Os sugadores plásticos também são bons, bem mais leves e por esse motivo mais fáceis de usar, ideal para quem só quer a eletrônica como hobby de final de semana. Outro lado que deve-se levar em consideração é a empunhadura do sugador.

Quando se vai usar o sugador por longo período tempo, deve se levar em conta um tamanho que facilite o uso e não torne cansativo o processo de  trabalho de armar e sugar.

Cuidado com sugadores de solda pequenos, o sugador muito pequeno não têm poder de sucção o suficiente, tendo que ser usado várias vezes para executar o trabalho, ou até mesmo não conseguindo sugar a solda em alguns casos.

Espero ter ajudado a esclarecer qualquer dúvida sobre os sugadores de solda.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]