Home » Circuitos » Super Mini Transmissor Espião SMD

Super Mini Transmissor Espião SMD

Quase todo entusiasta de eletrônica adora construir circuitos de transmissores. Este é o motivo que se você fazer uma busca vai encontrar um quantidade maior de circuitos de transmissores que qualquer outro projeto eletrônico.

O circuito transmissor que vou publicar aqui é bem profissional, o seu tamanho é minusculo, dentre os circuitos de transmissor de FM, este é o menor, a sua frequência de operação também é diferente, acima da faixa de radioamador de 2 Metros, mas com algumas adaptações pode chegar a frequência de FM de o usuário desejar.

Super Mini Transmissor Espião SMD

Super Mini Transmissor Espião

Este projeto foi tirado do site VRTP.RU, ele é um microfone sem fio, este micro transmissor de RF é bem estável e opera na faixa de frequência entre 175 MHz a 190 MHz, e tem o tamanho de uma bateria de 3 Volts.

Chamado de “zangão” (  Дрон ) este micro transmissor opera em uma faixa de frequência alta, ideal para quem não quer que outras pessoas escutem o que está sendo transmitido, por estar na faixa de 175 a 190 MHz você deve ter um rádio que chegue a esta frequência, como os HTs de 2 Metros com recepção aberta.

O autor do projeto usou um receptor chinês TECSUN R909T que tem recepção de TV, que vai de 175MHz a 223 MHz.

Super Mini Transmissor Espião

O transmissor trabalha em frequência  modulada, e como podemos ver ele é bem diferente dos circuitos de transmissores de Fm que vemos aqui no Brasil, pois o sinal sai do emissor e não do coletor como tradicionalmente acontece.

Desta forma a bobina de ajuste de frequência L1 fica menos suscetível a capacitâncias e indutâncias gerada pelo toque na antena.

A estabilidade é outro ponto forte deste transmissor, a sua frequência tem uma variação inferior a  100kHz  mesmo que a bateria tenha uma carga de 2,2 Volts. Este transmissor tem um alcance bem pequeno, mas ideal para quem quer usar como microfone sem fio, e dentro das leis brasileiras.

O crítico neste circuito é a bobina L1, que em um circuito LC com o capacitor C3 faz a sintonia de frequência deste transmissor. L1 é construída com 4 voltas de fio de cobre esmaltado de diâmetro de 0,4-0,5 mm (Tabela AWG) , com um diâmetro interno de 2,5 mm.

Já L2 é construída com 20 voltas de fio de cobre esmaltado de diâmetro de 0,31mm (Tabela AWG) com um diâmetro interno de 2,5 mm.

A antena, o ideal para ter um bom rendimento, deve ser construída de fios encapado de 62 centímetros. O criador do projeto usou como fonte de alimentação  uma bateria de lítio CR2450, que tem a capacidade de fornecer 560mA/h, que é suficiente para funcionar por cerca de 80 horas de operação contínua.

micro transmissor PCI - SMD

Acima a versão da placa de circuito impresso, ele usa componentes SMD.

Projeto em LAY [aqui][Fonte]

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]