Home » Tecnologia » Tancredo 1 – Ubatubasat – O mais novo satélite Brasileiro

Tancredo 1 – Ubatubasat – O mais novo satélite Brasileiro

Tancredo-1 é o mais novo satélite brasileiro em órbita (Foi ejetado) dia 19 de Janeiro de 2017 a partir da Estação Espacial Internacional ISS. Ele é um TubeSat de aproximadamente 600 gramas  ( da classe dos picossatélites ), que foi desenvolvido pelos alunos da escola municipal Tancredo Almeida Neves, em Ubatuba, São Paulo, com o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), já a adaptação e integração ao lançamento foi provido pelo TuPOD da empresa italiana GAUSS Srl e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Tancredo-1, também chamado de Ubatubasat, teve seu projeto liderado pelo professor de matemática Cândido Oswaldo de Moura, quando em órbita,o satélite ficará a uma altitude de cerca de 400 km, transmitirá dados de telemetria, fará um experimento para estudo da formação de bolhas de plasma e transmitirá mensagens  gravadas pelos estudantes brasileiros e radioamadores.

ubatubasat

O satélite vai transmitir na frequência de 437.200 MHz em UHF, em fonia FM e telemetria no formato  AFSK AX.25 em 1200 bps, o mesmo sistema usado em packet radio.

Formato da Telemetria

Tancredo 1 – Ubatubasat – O mais novo satélite Brasileiro

tancredo1

 

Ubatuba Sat – Uma Jornada de Conhecimento


Satélite Tancredo 1 foi lançado junto com outros 5 satélites com sucesso. A operação foi feita manualmente pelos astronautas e cientistas da estação espacial internacional.

O nanosatélite Tancredo 1 foi ejetado pelo TuPOD, e estudará o plasma da camada de ionosfera, que causa interferências nos satélites.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]