Home » Circuitos » Circuito de RF Transverter de 11 para 40 ou 80 Metros

Circuito de RF Transverter de 11 para 40 ou 80 Metros

Na faixa do cidadão as frequências são dispostas em canais do 1 ao 40, que compreendem as frequências em intervalos de 5 em 5 Khz,  de 26.695 kHz a 27.405 kHz, isso pulando os canais de radio comando. Estes rádios são chamados de PX, são de baixo custo e dispões de amplo modos de recepção, AM, FM, SSB e até CW.

Pensando em juntar o útil ao agradável, podemos transformar o rádio PX de baixo custo em um super receptor para qualquer faixa de frequência que você deseje escutar,  preservando as funções e modos de recepção (menos a transmissão em nosso caso).

Circuito transverter 40 ou 80 Metros

Mas como isso é possível? Sim é possível pelo motivo que usa o rádio PX como uma FI (frequência intermediaria) variável, ou seja, a FI muda de frequência  em vez de um VFO (oscilador variável), no nosso caso usamos um oscilador fixo.

conversor de 40 metros

O transverter que vamos apresentar neste artigo é bem simples, basicamente como na figura acima, ele tem um MIXER (misturador) que mistura o sinal captado pela antena 7 Mhz com o sinal do OL (oscilador local) que é de 20 Mhz resultando em 27 Mhz que é a frequência do rádio.

Para fazer o cálculo de forma que você avalie a frequência a partir do cristal é só fazer:

Frequência do Rádio – Cristal = Frequência a ser captada

Ou seja:

27 Mhz – 20Mhz = 7Mhz

Este circuito é do radioamador filipino YC3LVX, super simples, barato e rápido de ser construído, porém muito eficiente. O conversor tem apenas dois transistores, um faz o misturador de RF e outro o oscilador local de 20 Mhz.

Este circuito não precisa de mudanças internas no rádio, pois ele é ligado diretamente em sua entrada de antena. O conversor consiste de amplificador de RF,  sintonizador, misturador e oscilador local.

Funcionamento do transverter 40 / 80 Metros

Na entrada de antena do conversor, T1 é um filtro passa banda para a frequência de 7 Mhz, após filtrado o sinal de RF é enviado para o primeiro transistor que é um amplificador RF e um misturador, amplificando o sinal da FBP e misturando-o com o sinal de RF do oscilador.

O segundo transistor é o oscilador local que trabalha com um cristal de 20 Mhz .

conversor para PX

Transverter 40 Metros

T1 – 18/4 Fio de cobre esmaltado 0,2mm
T2 – 8/3 Fio de cobre esmaltado 0,4mm
X1 – 20 Mhz
C1 – 100pF

Transverter 80 Metros

T1 – 30/6 Fio de cobre esmaltado 0,2mm
T2 – 8/3 Fio de cobre esmaltado 0,4mm
X1 – 24 Mhz
C1 – 220pF

Segundo o seu criador, o sistema do conversor de 40 metros funciona da seguinte maneira, se o sinal recebido em 40m é de 7,055 Mhz, sendo que o oscilador local funciona com uma frequência de 20 MHz.

Neste processo de mistura do sinal de RF, a soma do receptor de sinal de RF + a frequência do oscilador local, tem como resultado a frequência de escuta. Então de modo que o cálculo é o seguinte:

7055 + 20000 = 27 055 MHz (canal 9)

Este circuito é muito sensível e seletivo, mas pode ser melhorado, abaixo a placa de circuito impresso do conversor de 40/80 metros.

transverter 40 metros

 

Abaixo a PCI do transverter, clique para ampliar. Tamanho 4,5cm X 5,5cm .

transverter 40 metros PCI

O circuito não é prejudicial ao rádio, mas se você tentar transmitir com o transverter conectado no rádio, com certeza o conversor irá queimar e até danificar o rádio.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]