Home » Componentes » Usando Pastilha Piezoelétrica como Fonte de Energia Alternativa

Usando Pastilha Piezoelétrica como Fonte de Energia Alternativa

Aposto que você nunca pensou em um transdutor ou pastilha piezoelétrica como fonte de energia alternativa, mas é verdade, neste artigo vamos ver uma maneira diferente de gerar energia, usando pastilha piezoelétrica, destas usadas como transdutor para áudio. Este circuito serve apenas como circuito didático, acho que não existe ainda nada prático para esse uso, só para experiencia.

Como funcionam os piezoelétricos

As pastilhas piroelétricas e piezoelétricas tem suas propriedades devido a sua estrutura cristalina, ou seja, ele é feito de cristal, que se torna polarizados quando ocorre uma deformação mecânica homogênea ou ressoa quando excitarmos usando uma corrente de alta freqüência.

É bem conhecido que os piezoelétricos são largamente utilizados nas tecnologias modernas, principalmente como transdutores, sensores e ressonadores. Pastilhas piezoelétricas pode ser encontrado em brinquedo, cartões musicais, automóveis, caixas de jóias, alarmes, etc. Ele é também largamente empregado na robótica e na mecatrônica.

Gerador usando Pastilha Piezoelétrica

Gerador Pastilha Piezoelétrica
Gerador Pastilha Piezoelétrica

Mas nem todos sabem do potencial de uso de uma pastilha piezoelétrica, como por exemplo o poder de gerar energia. Isso ocorre quando comprimimos uma pastilha piezoelétrica, com a deformação ela produz uma tensão de cerca de 4 volts e com uma corrente o suficiente para alimentar tranquilamente um LED.

Mas se colocarmos várias destas pastilhas ligadas em paralelo podemos aumentar a corrente e utilizar mais LEDs. Uma outra opção é acumular a energia gerada em uma bateria recarregável comum de 1,2 volts, por exemplo.

Circuito Gerador usando Pastilha Piezoelétrica
Circuito Gerador usando Pastilha Piezoelétrica

Para gerar a corrente você deve comprimir a pastilha piezoelétrica apenas com os dedos, qualquer outro objeto pode danificar permanentemente o dispositivo. Um diodo em série não permiti a corrente inversa, você pode usar quase qualquer diodo, mas melhor que seja diodo Schottky, eles têm a menor queda de tensão através da junção.

O circuito é realmente simples, vale a pena montar a titulo de experiencia e aprendizado do funcionamento dos materiais piezoelétricos.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]