Apesar do numero de equipamentos com tubos (cinescópios / CRT ) ter caído a quase “0”, resolvi disponibilizar aqui uma ferramenta muito útil para estes equipamentos, ele é a bobina desmagnetizador de tubo.
Apesar de quase todos os televisores e monitores modernos usarem um circuito de desmagnetização, que tem a função de remover os vestígios de magnetização dentro do tubo e outras peças metálicas externas tais como suportes, parafusos, grampos, mesmo assim resolvi publicar um artigo sobre esta ferramenta.
Bobina Desmagnetizadora de Tubo
O problema da magnetização no tubo é um defeito comum, ele afeta a convergência da imagem e pureza da cor. Este problema acorre por diversos fatores, os mais comuns são:
Tempestades elétricas – relâmpagos nas proximidades pode alterar o tubo causando uma magnetização, apesar de raro é um problema que pode acontecer.
Ímãs – Os ímãs são os vilões dos cinescópios, em algumas tvs até os imãs de seu auto falante com o passar do tempo podem magnetizar o tubo.
Equipamento elétrico ou eletrônico – Os equipamentos elétricos ou eletrônicos geram campos magnéticos, então evite outros aparelhos nas proximidades da TV ou monitor CRT.
Bobina desmagnetizadora
Como falamos alguns monitores e TVs têm um botão de desmagnetização, outros sistemas são controlados por microprocessadores e a maioria desmagnetiza automaticamente ao ligar o equipamento.
A bobina desmagnetizadora comercial é de construção simples, ela é fabricada com uma super bobina de fio de cobre com milhares de espiras e um botão tipo campainha.
Como a quantidade de cobre usada é muito grande, o ideal é se você quer uma bobina desmagnetizadora profissional é melhor comprar, mas existe a opção reciclada, muito barata, veja baixo.
Bobina desmagnetizadora reciclada
A grande vantagem é que bobina desmagnetizadora pode ser construída facilmente, ou mesmo reciclada a partir de uma bobina de um desmagnetizador de uma TV ou monitor.
Para a reciclagem o ideal é retirar a bobina de uma TV de 20 polegadas ou superior, após retirar a bobina torsa para formar um 8 e em seguida dobre para que forme apenas um circulo, isso irá reduzir o seu tamanho e ficar com uma circunferência de 30 cm.
Em seguida, cubra a bobina desmagnetizadora com fita isolante para mantê-la firmemente junta e dar um acabamento melhor.
Apos ter terminado a bobina desmagnetizadora, iremos fazer o circuito, que é tão simples quanto a bobina, basta colocar um interruptor tipo campainha (s1) para o seu acionamento.
Não coloque a bobina desmagnetizadora diretamente na linha AC (tomada) a resistência é muito baixa, porque ela é projetado para funcionar apenas uma fração de segundo, com a ajuda de um PTC no circuito original.
Para utilizar esta bobina desmagnetizadora reciclada, é necessário conectá-la em série com uma lâmpada incandescente de pelo menos 100 Watts (L1).
Para desmagnetizar, comece com a bobina de desmagnetização diretamente na frente do seu tubo e mova no sentido horário puxando para trás. Isso rapidamente com o aparelho ligado e de preferencia conetado a um gerador de barras.
Outros circuitos podem ser usados como bobina desmagnetizadora, basta ser capaz de gerar um grande campo magnético, entre eles até um ferro de solda tipo pistola.