Tenho recebido muitos pedidos de pisca pisca igual ao usado nas viaturas de policia, onde o ritmo em que as luzes piscam é bem compassado e existe uma sequência de cada lado. Esse tipo de pisca pisca é também chamado de estrobo light ou Luz estroboscopia. Comecei então a desenvolver um projeto para ser publicado aqui, mas por coincidência acabei encontrando um circuito, bem fácil de construir e que dá o efeito que estava querendo.
O circuito eletrônico do pisca-pisca da policia é de um site russo, como os russos tem uma marcação própria para semicondutores como neste projeto, que usa transistores KT815, com certeza você não vai achar esses transistores em uma loja ocidental, mas é claro que existem os substitutos, neste caso o BD135.
Pisca-pisca de Leds tipo Policia
Este circuito é um clássico da eletrônica, um circuito flip-flop, “multivibradores astável”, este circuito é usado para pisca-pisca comum, mas nesse caso dois deste circuito foram acoplados para dar o efeito desejado. O circuito do pisca-pisca é tão simples que pode ser feito por um iniciante, como vemos na imagem do autor abaixo, ele foi feito em uma placa de circuito impresso padrão.
Como funciona o pisca-pisca Policial
O pisca-pisca consiste de dois multivibradores astável, um astável principal formado pelos transistores VT1 e VT2 que geram o strobe e os transistores VT3 eVT4 que criamo pulsos curtos para o VT1 e VT2. O oscilador principal alternadamente muda o gerador de strobe e a frequência de funcionamento do gerador é determinada pelos capacitores C1 e C4 e as resistências R5, R6, R8 e R9.
Você pode utilizar trimpot nos resistores R7 e R10 para mudar a freqüência dos multivibradores, mudando a frequência de pisca dos LEDs. Os transistores de potência VT1 e VT3 e os resistores R1 e R2 dependem da potencia dos LEDs utilizados no circuito.
Já a fonte de alimentação do circuito pode ser feita com tensões de 6 a 9 V, e o seu consumo é muito baixo, possibilitando o uso de pilhas ou bateria. Você também pode alterar a tensão de trabalho para 12 Volts, basta alterar alguns resistores do circuito ou colocar um regulador 7809 na entrada de tensão.
Como já falei, os transistores russos tem uma marcação diferente, então vou dar os equivalentes mais comuns encontrados no Brasil , os transistores VT1 e VT2 podem ser substituídos pelos transistores de média potência BD135, BD137 ou BD139. O transistor VT3 pode ser substituído pelo transistor transistores de média potencia BD136, BD138 ou BD140.
Já o transistor VT4 pode ser substituído pelo transistor 2sa611, BC556 ou 2N4058 entre outros BCs da vida. Abaixo o vídeo do pisca pisca da policia, o circuito também pode ser usado para sistemas de segurança, pisca de emergência, iluminação para festas, etc.
Pisca-pisca de Leds tipo Policia
Você pode usar LEDs de maior potência neste circuito desde que modifique os resistores R1 e R2.
[Fonte]