Nova Eletrônica

O MMIC – Monolithic Microwave Integrated Circuits

MMIC  é a sigla de Monolithic Microwave Integrated Circuits ou em português, Circuito Integrado Monolítico de Microondas, ele  é um tipo de circuito integrado que opera em microondas, frequências  até 300 GHz. Esses dispositivos normalmente executam funções tais como misturador, amplificação de potência, amplificação de baixo ruído, comutação de alta frequência, Phase Shifter, osciladores, enfim ele pode estar em qualquer dispositivo de alta freqüência, como os telefones celulares, LNBs, receptores de satélites, etc.

Os MMICs são fabricados com um compostos de semicondutores que varia muito de fabricantes, os mais usados são  gálio (GaAs) arsenurio, nitreto de gálio (GaN) e silício germânio (SiGe). Esses compostos levam uma grande vantagem sobre o silício, sua velocidade é muito superior. Outra vantagem destes circuitos integrados é seu pequeno tamanho, de 1 mm² a 10 mm².   Entradas e saídas em dispositivos MMIC são frequentemente combinados para uma impedância característica de 50 Ohms. Isso torna o MMIC mais fácil de usar na configuração em cascata, além disso, a maioria dos equipamentos de teste de microondas é concebido para operar num ambiente de 50 ohms.

O MMIC

O mais famoso  MMIC é o criado pela empresa Minicircuit,  é  a linha MAR,  já falamos sobre o amplificadores MAR em um artigo anterior. Mas além da Minicircuits existe mais um grande fabricante que é a Agilent, (ex HP) com a linha MGA – MSA,  existem outros fabricantes não tão famosos com bons MMICs no mercado, posteriormente falaremos deles.

Tipo
Freqüência P max Obs Fabricante
MAR, MAV, RAM, VAM, VNA DC a 3 GHz 18,2 dBm Minicircuits
MGA, MSA DC a 8 GHz 23 dBm HP ex ex Avantek Agilent
ERA DC a 8 GHz 18,4 dBm Minicircuits
GALI DC a 8 GHz 18,2 dBm anteriormente conhecido como GAL Minicircuits

Problemas comuns aos MMIC

 Falhas afetam os dispositivos MMIC, a maioria das falhas que podem afetar os dispositivos são classificadas em duas categorias: catastróficos e não-catastróficas. Essas falhas também afetam a confiabilidade e desempenho. Mas isso é algo que abordaremos em circuitos de microondas, só ressaltei para mostrar que nem tudo é perfeito para os MMICs.

Datasheet do MAR6

Tabela de comparação entre os principais MMIC

 Encapsulamentos dos MMIC

Fonte: Radio-REF de juillet-août 1995 page 30: Guide d’utilisation des amplificateurs large bande intégrés (MMIC) e Fonte

Sair da versão mobile