Nova Eletrônica

Como fazer um sistema de Iluminação de Emergência Simples usando LEDs brancos

Todos sabemos que existe uma grande tendência das interrupções de energia elétrica aumentarem,  devido ao problema da seca, condições climáticas adversas entre outros problemas recorrentes ao nosso país.

Usar fiação de rede elétrica em postes é um dos grandes atrasos em nosso país, como consequência este é um dos vilões das quedas de energia. Por conta destes problemas o uso do sistema de iluminação de emergência está cada vez mais comum, aqui mesmo no blog já publicamos vários destes circuitos.

Sistema de Iluminação de Emergência

Atenção: Esse circuito deve ser montado só por pessoas experientes e é aconselhável o uso de uma proteção na rede, que pode ser uma lâmpada em série ou um transformador de isolamento.

O motivo do cuidado desta montagem é que ela está ligada diretamente a rede elétrica sem qualquer isolação. A caixa de montagem deve ser plastica para evitar choques, para  maior segurança faça um transformador de isolação de baixo custo para seu circuito.

Para quem está pensando em fazer um sistema de iluminação de emergência bem simples, esse circuito é uma saída funcional e barata. O circuito basicamente é composto de uma fonte AC/DC sem transformador, um carregador, um sistema de comutação automático usando um diodo e uma chave de diodos para alterar a luminosidade.

Lista de Componentes do sistema de Iluminação de Emergência

R1 = Resistor 1M Ohm por ¼ Watt
R2 = Resistor 10K Ohm por Watt ¼
R3 = Resistor 10 Ohms por 1Watt
Todas as resistências dos LEDs são = 22 Ohms por ¼ Watt
C1 = 205/400V, PPC
C2 = 100uF, 25V
Z1 = Diodo Zener 9 V x 1 WATT
T1 = BD 140
Todos os diodos = 1N4007
BATERIA = 6 volts 4 AH
LEDS = BRANCO, ALTA EFICIÊNCIA, 5mm

[Fonte]
Sair da versão mobile