Existem diversas ferramentas de eletrônica que são sempre lembradas, como alicates, chaves, ferro de solda, multimetro, fontes, mas existe uma ferramenta que sempre esquecemos, uma delas vamos falar neste artigo.
O sugador de solda é uma ferramenta indispensável na bancada, a sua função é sugar o excesso de solda, como por exemplo durante o processo de dessoldagem de um componente eletrônico que está soldado em uma placa de circuito impresso.
Ela ajuda a retirar a solda de um componente em uma placa através da sucção da solda depois que o ferro de solda tornou a solda liquida. Ao sugar a solda o componente fica livre e pode ser retirado sem ser danificado.
Usando o sugador você diminui o tempo na retirada do componente e com isso preserva as trilhas de cobre da placa de circuito impresso. Mesmo que seja um resistor e você o retire apenas segurando e puxando pelos terminais, ao sair a solda vai obstruir o orifício, dificultando a colocação de outro componente. Com o auxílio do sugador você vai remover com facilidade a solda, deixando os orifícios livres.
Sugador de solda
O sugador de solda tem o formato de uma caneta, porem da grossura de um cabo de vassoura, seu corpo geralmente é feito de metal para suportar as altas temperaturas da solda quente.
De um lado do sugador tem um bico fino e curto de plastico onde é sugado a solda, do outro lado um um gatilho para armar o sugador e um botão para disparar o sugador.
O sugador de solda tem um formato anatômico e tal maneira que você pode armar e disparar o sugador com apenas uma das mãos.
Funcionamento do Sugador de solda
O funcionamento do sugador de solda é simples e totalmente mecânico, para usar basta pressionar o batilho com o polegar, com a outra mão usando o ferro de solda aqueça e derreta a solda a ser retirada (sugada), aproxime rapidamente o sugador da solda quente e da ponta do ferro de solda, e com o mesmo polegar dispare o sugador, uma forte mola e um embolo ao serem acionadas formam um vácuo no interior do sugador fazendo com que ele sugue para seu interior a solda ainda quente (veja Como usar um sugador de solda – Dessoldagem abaixo).
Durante o trabalho o reservatório de soldas dentro do corpo do sugador de solda deve ser esvaziado para evitar desgaste prematuro e facilitar o funcionamento do equipamento.
Para o processo de esvaziamento, lubrificação e limpeza do sugador de solda teremos que abrir o mesmo, isso é um trabalho simples, basta girar a parte suporte do lado do bico, cuidado com a mola.
A lubrificação e limpeza do sugador de solda é bem simples, a lubrificação deve ser feita com grafite em pó na parte interna e no êmbolo (pistão), durante a limpeza deve-se retirar todo excesso de solda, com um pano limpo.
Cuidado principalmente com a borracha do êmbolo, ela deve deslizar suavemente sem problema.
Proteja o sugador de solda
Não basta manter o sugador de solda lubrificado e limpo, temos que proteger, a parte mais problemática e que com certeza vai desgastar mais rápido é a ponta de plástico do sugador.
Para evitar o desgaste tem que se usar um protetor para sua ponta, este protetor é vendido separadamente do sugador e é chamado de de camisinha para sugador (foto abaixo).
A vantagem da camisinha de sugador além de proteger e isolar o bico do sugador das altas temperaturas da solda e da ponta do ferro de solda, ele se amolda a superfície de trabalho pelo motivo da ponta ser construída de borracha e não de plástico, que é o caso do bico original do sugador.
Como usar um sugador de solda – Dessoldagem
A – Derreta a solda encostando a ponta do ferro na solda, para ajudar na dessoldagem coloque um pouco mais de solda ou fluxo de solda no ponto junto ao terminal do componente a ser dessoldado.
B – Quando a solda estiver derretida prepare o sugador.
C – Com o sugador na outra mão empurre o gatilho até que trave e não volte, aproxime a ponta em cima da solda na posição vertical, sem retirar o ferro de solda para que não esfrie.
D – Aperte o botão de acionamento segurando o sugador de solda firmemente, o êmbolo rapidamente vai subir gerando um vácuo que vai sugar a solda quente.
E – Rapidamente retire o sugador e o ferro de solda do ponto a ser dessoldado, observe se o terminal do componente está solto e livre de solda, caso ainda não esteja solto repita a operação desde o início, caso esteja solto prossiga.
F –Com o auxílio de uma chave tente retirar o componente, empurrando o terminal para baixo ou colocando-a entre a placa e o componente fazendo uma alavanca. Trabalhe bem levemente para não danificar a placa ou o componente.
Qual sugador de solda comprar?
Existem vários tipos de sugadores de solda, vai desde sopradores, tem o elétrico que tem seu próprio ferro de solda em forma de revólver, com uma ponta com um orifício para sugar a solda por meio de uma bomba á vácuo, até o sugador de êmbolo, que é o mais usado que foi apresentado aqui.
Existem vários sugadores de solda de êmbolo no mercado, com uma infinidade de preços, que podem variar de R$ 8,00 a R$ 80,00. A compra do sugador de solda depende do usuário, mas se você pretende mesmo avançar na eletrônica eu recomendo os sugadores metálicos, eles são mais robustos e por esse motivo são mais duráveis e eficientes.
Um de meus sugadores tem mais de 10 anos de uso continuo e ainda está como novo, então o custo beneficio é alto, e o preço compensa.
Os sugadores plásticos também são bons, bem mais leves e por esse motivo mais fáceis de usar, ideal para quem só quer a eletrônica como hobby de final de semana. Outro lado que deve-se levar em consideração é a empunhadura do sugador.
Quando se vai usar o sugador por longo período tempo, deve se levar em conta um tamanho que facilite o uso e não torne cansativo o processo de trabalho de armar e sugar.
Cuidado com sugadores de solda pequenos, o sugador muito pequeno não têm poder de sucção o suficiente, tendo que ser usado várias vezes para executar o trabalho, ou até mesmo não conseguindo sugar a solda em alguns casos.
Espero ter ajudado a esclarecer qualquer dúvida sobre os sugadores de solda.